Blog

Qual a função dos implantes?

A função dos implantes dentários é substituir as raízes dos dentes perdidos e apoiar a prótese dentária, devolvendo a função, a estética e a mastigação adequada. Ele tem o formato de um cilindro com ranhuras na superfície como um parafuso, é feito de titânio, metal altamente resistente e biocompatível, que permanecerá no organismo do paciente sem rejeição.

Para a colocação do implante dentário, o paciente deve realizar alguns exames solicitados pelo Dentista especialista em Implantodontia, como radiografias, tomografias, modelos de estudo, exames de sangue e outros que forem necessários para cada caso analisado individualmente. 

Inicialmente o tratamento é realizado em etapas distintas, mas que podem às vezes ser unidas em uma única etapa. Na primeira etapa, são realizados os procedimentos cirúrgicos para a instalação do implante dentário de titânio no interior do osso da mandíbula ou maxila. Esse implante dentário permanece dentro do osso recoberto e protegido pela gengiva, para um tempo de cicatrização que leva em torno de 04 meses, processo chamado de osseointegração. 

Após esse período inicia-se a segunda etapa, quando é realizada a “reabertura” do implante, que é a exposição da porção superior dos implantes para a instalação do intermediário protético (abutment/munhão, pilar protético,…) e a confecção dos moldes para a confecção e instalação da prótese dentária. 

Há casos especiais em que a prótese dentária é instalada sobre o implante dentário no mesmo dia da cirurgia, procedimento comumente denominado “carga imediata”. Essa técnica é usada para diminuir o tempo de espera para a instalação da prótese sobre o implante dentário, ela depende do torque de inserção dos implantes no osso e das condições bucais e sistêmicas do paciente, entre outras variáveis a serem analisadas em cada caso. 

Há pacientes que num primeiro momento não possuem quantidade de osso suficiente para a instalação do implante dentário, nesses casos são utilizadas técnicas de enxerto do próprio osso do paciente ou então usamos o osso de origem bovina tratado e processado para uso seguro; em “Marcos Saltore Odontologia”, o Prof. Dr. Marco Aurélio Pereira Jaszczerski, usa o osso Bio-Oss® (de origem Suíça), que hoje é considerado o padrão-ouro em enxertos na Odontologia. 

Uma alternativa aos enxertos, que às vezes podemos lançar mão, é o uso de implantes especialmente curtos, que têm sua indicação restrita há alguns casos.

Você pode ficar tranquilo e seguro, em “Marcos Saltore Odontologia” tudo é planejado e realizado sempre com muita responsabilidade e segurança, buscando sempre a melhor indicação para cada paciente.

“Marcos Saltore Odontologia” oferece atendimento personalizado para os pacientes, que encontram em um só Consultório Odontológico, em Curitiba, a maioria das especialidades da Odontologia.

Entre em contato e agende sua consulta!

Outros artigos interessantes

Vamos conversar?