Como evitar o mau hálito (halitose)?

Também conhecida como mau hálito, a halitose afeta cerca de 30% dos brasileiros, segundo a Associação Brasileira de Halitose (ABHA). O mau hálito é preocupante não só pelo constrangimento social, ele também pode indicar problemas de saúde. Por isso é importante procurar um Dentista que possa determinar a causa e o tratamento para a halitose.

Estima-se que existam mais de 60 causas para o mau hálito e 90% delas têm origem bucal, como a presença de saburra lingual e alterações na gengiva. A saburra lingual é a placa esbranquiçada que se forma na língua, composta por restos de proteínas alimentares e salivares, bactérias e células da mucosa bucal. Ela pode ser consequência da diminuição da produção de saliva, cuja causa será avaliada pelo Dentista para indicar o tratamento para halitose mais adequado. É comum pacientes com secreção nasal aumentada ou purulenta devido a quadros de gripe, sinusite e/ou rinite se queixarem de mau hálito.

Os 10% restantes têm origem fora da boca e geralmente estão associados a doenças hepáticas, bronco-pulmonares e gastrointestinais, além do diabetes. O tabagismo, uso de alguns medicamentos, estresse e má alimentação também causam mau hálito. Devido à diversidade de causas, o tratamento para halitose pode estar associado a outras áreas da Medicina.

Para definir o tratamento para halitose mais adequado para cada paciente, o Dentista realiza uma investigação: exames são feitos na boca, na língua, nas gengivas e nos dentes, para verificar se a causa é a falta de higienização dentária. Os hábitos alimentares e o histórico médico do paciente também são levados em conta para definir um diagnóstico.

Caso a origem do mau hálito não seja bucal, o Dentista encaminha o paciente para um médico especializado. No entanto, existem cuidados diários que a pessoa pode tomar para evitar se submeter a um tratamento para halitose:

• Realizar uma boa higienização bucal diariamente;
  • Evitar ingerir alimentos como carnes gordurosas, embutidos, frituras, alho e cebola, principalmente no jantar;
  • Evitar ingerir leite integral e bebidas alcoólicas;
  • Ingerir entre 2 a 3 litros de água por dia;
  • Alimentar-se de 3 em 3 horas.

“Marcos Saltore Odontologia” oferece atendimento personalizado para os pacientes, que encontram em uma só Clínica Odontológica, em Curitiba, a maioria das especialidades da Odontologia.

Entre em contato e agende sua avaliação