Como é feita a profilaxia dental?

O cálculo, ou tártaro, é removido através de aparelhos de ultrassom e curetas (instrumentos para raspagem manual). O biofilme, ou placa bacteriana, é removido com jato de água + ar + bicarbonato de sódio e polimento com pastas e escovas rotatórias especiais de uso exclusivo do Dentista.

Como o aparelho de ultrassom permite ajustes de potência, geralmente o desconforto causado ao paciente é mínimo. Porém algumas pessoas possuem dentes mais sensíveis e nestes casos é utilizada a anestesia. A redução da quantidade de bactérias da cavidade bucal diminui as chances de que elas causem doenças e inflamações não apenas na boca, mas também no restante do corpo.

A realização da profilaxia dentária exige visitas frequentes ao Dentista. Entre uma visita e outra o paciente deve manter os cuidados diários de limpeza dos dentes feitos em casa. Entre eles está a escovação dos dentes após cada refeição com creme dental com flúor, que oferece proteção contra cáries e reduz a formação do tártaro. O fio dental também é essencial para remover a placa e resíduos alimentares do espaço entre os dentes e dentro do sulco gengival, que são locais onde as cerdas das escovas não alcançam.

Marcos Saltore Odontologia oferece atendimento personalizado para os pacientes, que encontram em um só Consultório Odontológico, em Curitiba, a maioria das especialidades da Odontologia.

Entre em contato e agende uma profilaxia dentária, sua saúde e seu sorriso agradecem!