Blog

O que é o Mockup, qual sua finalidade na Odontologia?

Em termos gerais Mockup, ou Mock-up, é o artifício que os designers usam para mostrar uma ideia, que se fosse explicada em palavras não apresentaria, com clareza, o produto ou resultado final do trabalho. Maquetes de edificações e modelos em pequena escala de carros e embarcações são exemplos de mockup.

Na Odontologia, o mockup é um ensaio do trabalho a ser realizado, que permite ao paciente e ao Dentista pré-visualizar o resultado final do tratamento, sem que nenhuma intervenção ou desgaste dentário seja realizado em seus dentes.

Respondida a anamnese, onde há o relato da queixa principal e expectativa do paciente em relação ao tratamento, é realizado o exame clínico inicial e são feitas fotografias intra e extrabucais. Em seguida, a moldagem e o registro de mordida das arcadas dentárias são tomados para produzir os modelos de gesso e montá-los em um articulador semi-ajustável, que é um aparelho que reproduz os movimentos da boca.

Feito isto é realizado o enceramento de diagnóstico, procedimento de acréscimo de cera nos modelos de gesso para recompor a anatomia dental perdida ou pretendida, baseado em medidas e proporções que permitam a restauração com estética e funcionalidade. Após a finalização do enceramento, molda-se o mesmo com um material chamado silicona e confecciona-se uma moldeira que será preenchida por uma resina pastosa e levada à boca para endurecer em poucos segundos. Removida a moldeira, apresenta-se o formato dos dentes com a resina compondo a nova anatomia dental, proporcionando ao paciente a simulação do tratamento proposto. Caso o Dentista e/ou paciente não fiquem satisfeitos com o resultado apresentado, poderão se feitas correções no próprio mockup em boca, ou no caso de correções maiores o enceramento é corrigido nos modelos de gesso e a seguir é feito um novo mockup, assim procedendo até que o paciente aprove o design obtido. Sendo aprovado, é registrado com novas fotos, e as medidas, as formas e texturas obtidas serão a referência para realizar o trabalho definitivo.

Nossa, mas tanto trabalho somente para ver como vai ficar o tratamento?

Sim, é trabalhoso, mas essencial para o correto planejamento do tratamento. Esta etapa será o guia para realizar todas as etapas do trabalho; pode-se comparar sua utilidade à construção de uma casa: fazer o trabalho sem realizar o mockup seria como construir uma casa sem fazer o projeto.

“Marcos Saltore Odontologia” oferece atendimento personalizado para os pacientes, que encontram em um só Consultório Odontológico, em Curitiba, a maioria das especialidades da Odontologia. 

Entre em contato agora e agende uma consulta para realizar seu tratamento estético com muito critério, planejamento e qualidade! 

Outros artigos interessantes

Facetas

O que são facetas?

Facetas são restaurações estéticas finas (geralmente entre 0,7 e 1,5mm de espessura) sobre a face vestibular (aparente) dos dentes previamente preparados. São usadas para cobrir

Continue lendo »
Vamos conversar?