Blog

As cinco doenças bucais mais comuns e como evitá-las.

Muita gente ainda acredita que os únicos problemas bucais são as cáries. A boca é o órgão do nosso corpo mais exposto a doenças por ser uma cavidade úmida, escura, sensível e vulnerável. Para lhe ajudar, “Marcos Saltore Odontologia”, o seu Consultório Odontológico em Curitiba, mostra como evitar os cinco problemas bucais mais comuns.

 

Placa bacteriana

A placa bacteriana nada mais é do que a aglomeração de bactérias sobre a superfície dentária, resultado da junção de restos de comida e componentes da saliva que facilitam sua adesão à esta superfície. Se não for removida, a placa bacteriana endurece, se acumula na base dos dentes e forma a gengivite, o tártaro e a cárie. A principal maneira de evitar esta doença bucal ainda é a escovação correta.

 

Cáries

A cárie é a segunda doença mais recorrente nos seres humanos, perdendo apenas para a gripe. Os resíduos de comida, ácidos, saliva e bactéria se juntam na boca e formam a placa bacteriana e o tártaro. Se os ácidos não forem removidos ou neutralizados, vão dissolver a superfície do esmalte e criar rugosidades e orifícios nos dentes que são a porta de entrada das bactérias. Para evitar a cárie é necessário manter uma boa higiene bucal, escovando os dentes corretamente e cuidar da alimentação. Nunca se esqueça que doces e refrigerantes são o paraíso para as cáries.

 

Mau hálito (Halitose)

O mau hálito (ou halitose) não é uma doença bucal, mas pode indicar que algo está errado no organismo, devendo ser identificado e tratado. É causado na maioria das vezes pelo acúmulo de placa bacteriana. Uma das dicas para evitar esse tipo de problema é comer de 3 em 3 horas, ingerir alimentos “detergentes”, como maçã, aipo, limão e cenoura. Confira mais dicas no post “Como evitar o mau hálito (halitose)?“.

 

Gengivite

Essa doença bucal nada mais é do que uma inflamação das gengivas. Ela acontece quando a gengiva torna-se muito vermelha e inchada, muitas vezes sangrando espontaneamente ou durante a escovação. Para evitar esse problema bucal, a higiene não pode ser esquecida. Escovar os dentes corretamente com frequência de 3 a 4 vezes ao dia e usar fio dental é essencial.

 

Sensibilidade ou hipersensibilidade dental

A sensibilidade ou hipersensibilidade é causada pelo desgaste da superfície do dente, mais comumente próximo à gengiva, na chamada região cervical do dente. Estima-se que cerca de 30% da população sofra deste problema. A causa mais comum é a exposição da raiz do dente por causa de uma cárie, fratura ou trinca dental, desgaste do esmalte e exposição da camada interna do dente (dentina), causada muitas vezes por escovação com muita força ou de maneira incorreta e também pelo acumulo de placa e degradação do esmalte dental. Para evitar esta doença bucal é necessário ingerir menos alimentos ácidos, como refrigerantes, sucos cítricos/adoçados e molhos para salada/catchup, pois são alimentos que são o “combustível” para a erosão da superfície dentária. Se não conseguir diminuir a frequência de ingestão destes alimentos, pelo menos tente escovar os dentes logo após ingeri-los ou fazer bochechos se não for possível escovar os dentes. Escovar os dentes de maneira correta usando escovas com cerdas macias e arredondadas também ajuda a minimizar este problema.

“Marcos Saltore Odontologia” oferece atendimento personalizado para os pacientes, que encontram em uma só Clínica Odontológica, em Curitiba, a maioria das especialidades da Odontologia. 

Entre em contato e agende sua avaliação!

Outros artigos interessantes

Facetas

O que são facetas?

Facetas são restaurações estéticas finas (geralmente entre 0,7 e 1,5mm de espessura) sobre a face vestibular (aparente) dos dentes previamente preparados. São usadas para cobrir

Continue lendo »
Vamos conversar?