Blog

Será que preciso mesmo de um Periodontista para tratar a minha gengiva?

Os tecidos ao redor dos dentes, como a gengiva e os ossos, fazem parte do sistema de implantação e suporte dentário, alvo dos estudos da Periodontia. Dependendo do estágio e do tipo da doença, o especialista em Periodontia pode indicar várias terapias periodontais como tratamento, objetivando a remodelação e saúde do tecido gengival ao redor dos dentes. Dependendo do grau evolutivo do problema, enxertos ósseos e gengivais podem ser indicados.

O tratamento mais comum na área da Periodontia é a remoção da placa bacteriana, que pode ser o fator inicial das doenças periodontais. A placa pode parecer algo simples, mas ela pode levar a gengivites (inflamação gengival) e posteriormente a periodontites (inflamação do ligamento que une as raízes dos dentes ao osso), que podem evoluir para outras complicações, como infecções em outros órgãos. Por este motivo as visitas frequentes ao Dentista são aconselhadas, já que uma boa higienização e sua manutenção evitam a formação da placa bacteriana.

Geralmente um dos primeiros sinais da doença periodontal é o sangramento da gengiva, mas há outros problemas que indicam o seu desenvolvimento, como a mobilidade e alteração na posição dos dentes, retrações gengivais, secreção gengival, mau hálito e inchaço. 

As doenças tratadas pela Periodontia geralmente não causam dor, por isso é frequente a demora dos pacientes procurarem ajuda especializada.

pastedGraphic.pngEstágios da doença periodontal

“Marcos Saltore Odontologia” oferece atendimento personalizado para os pacientes, que encontram em um só Consultório Odontológico, em Curitiba, a maioria das especialidades da Odontologia. 

Entre em contato e agende sua consulta!

Outros artigos interessantes

Vamos conversar?